sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ano Paulino: Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo



A Igreja celebra no dia 25 de janeiro de 2009 a Festa da Conversão de São Paulo, Apóstolo.

O dia 25 cai no domingo. Aliás, 3° Domingo do Tempo Comum, cor litúrgica verde. Ordinariamente, pelas Normas Universais do Ano Litúrgico e Calendário Romano Geral - NUALC, a celebração do Domingo não cede lugar a outra celebração. Conforme NUALC (n. 5), "o domingo só cede sua celebração às solenidades e às festas do Senhor; contudo, os domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa gozam de precedência sobre todas as festas do Senhor e todas as solenidades." É bem verdade que a Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia (n. 22, § 2°) e as Normas Universais do Ano Litúrgico e Calendário Romano Geral facultam às Conferências Episcopais, na aplicação da NUALC, estabelecer, com a aprovação da Santa Sé, Calendário e Próprio comuns "a toda uma província, região, nação, ou jurisdição ainda mais extensa" (NUALC, n. 51), em atenção às necessidades pastorais.

No Brasil, o subsídio indispensável para a celebração do Ano Litúrgico é o Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil, editado anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por intermédio das Edições CNBB. Nele estão as adaptações necessárias às necessidades pastorais da Igreja no Brasil.

Em Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau, pode-se ser consultado o Directório Litúrgico 2009, editado pelo Secretariado Nacional de Liturgia - SNL.

Entretanto, a Igreja está celebrando o Jubileu dos 2.000 anos do nascimento do Apóstolo Paulo, comumente denominado Ano Paulino. E, nesse contexto de Ano Paulino, essa Festa não pode passar em branco, ou melhor, sem uma devida consideração catequética, litúrgica, missionária. Afinal, um chamamento ostensivo à evocação da figura do Apóstolo Paulo.

O 3° Domingo do Tempo Comum, no dia 25 de janeiro de 2009, poderá ceder lugar para a Festa da Conversão de São Paulo, Apóstolo, conforme faculta o Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, seguindo-se como prescrito no Missal Romano.

Para a Igreja no Brasil, consultar o atual Missal Romano, 2ª edição típica ainda vigente, nas páginas 543 e 544, bem como observar o Diretório da Liturgia 2009, da CNBB, na página 51. A 1ª leitura (At 22,3-16) e o Evangelho (Mc 16,15-18) estão no III Lecionário Santoral respectivamente nas páginas 51-52 e 54-55. E o Salmo 116 (117)? Também está no Santoral. Busca: localizar, no Lecionário Santoral, o mês de janeiro, e, em seguida, a Festa do dia 25 (Conversão de São Paulo Apóstolo). A 2ª leitura (1Cor 7,29-31) está no I Lecionário Dominical A-B-C, no Ano "B", página 572. Busca: localizar, no Lecionário Dominical, o Tempo Comum, Ano "B", 3° Domingo do Tempo Comum.

Atenção! A cor litúrgica é a branca, em sendo a Festa da Conversão de São Paulo, e não a verde.

A Arquidiocese de São Paulo, que leva o nome do Apóstolo, tendo à frente o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, está dando um real apreço ao Ano Paulino. A Catedral da Sé que o diga. A programação dos festejos pode ser lida aqui.

Em Portugal, a celebração nacional da Festa da Conversão de São Paulo, Apóstolo, será no Santuário de Fátima, podendo ver a notícia sobre a celebração em Portugal aqui.


Leia mais:

CNBB: Ano Catequético e Ano Paulino

Bento XVI: "O acontecimento que mudou a vida de São Paulo"

Ano Paulino (página dos paulinos na internet)


Fonte da primeira imagem:
http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/anopaulino/inicio.htm

Fonte da segunda imagem:
http://www.agencia.ecclesia.pt/ecclesiaout/snpcultura/projecto_cultural_ano_paulino.html


Atualização (31/01/2009) - O Evangelho (Mc 16,15-18) para a celebração da Festa da Conversão de São Paulo, Apóstolo, em 25 de janeiro, também poderá ser localizado no Evangeliário, na parte destinada a Solenidades e Festas da Bem-Aventurada Virgem Maria e dos Santos.

Nenhum comentário: