quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Dia Mundial da Paz: combater a pobreza, construir a paz



O Papa Paulo VI foi promotor e incentivador da celebração do "Dia da Paz", hoje denominado "Dia Mundial da Paz", celebrado no dia 1° do ano civil. Em outras palavras, "Dia da Paz" para ser celebrado no dia 1° de janeiro de cada ano.

No dia 8 de dezembro de 1967, Paulo VI dirigiu a primeira Mensagem para a Celebração de um "Dia da Paz". Assim, Paulo VI iniciava a sua Mensagem: "Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o "Dia da Paz", em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".

Todas as Mensagens de Sua Santidade Paulo VI para a Celebração do "Dia da Paz" podem ser lidas aqui.

O Papa João Paulo II deu continuidade ao projeto de Paulo VI, dirigindo nada menos do que 27 Mensagens. Com a Mensagem de 8 de Dezembro de 1979 para o 1° de Janeiro de 1980, passou-se a fazer menção ao "Dia Mundial da Paz", e assim o "Dia da Paz" passou a ser denominado.

Todas as Mensagens de Sua Santidade João Paulo II para a Celebração do Dia Mundial da Paz podem ser lidas aqui.

"Combater a pobreza, construir a paz" - eis o tema da Mensagem de Sua Santidade Bento XVI para a Celebração do Dia Mundial da Paz - 1 de Janeiro de 2009.

Além da pobreza de carências materiais, o Papa aponta outras pobrezas, de natureza imaterial, como a pobreza relacional, a pobreza moral e a pobreza espiritual.

Bento XVI chama, porém, a atenção para o fato de que "Seja como for, não restam dúvidas de que toda a forma de pobreza imposta tem, na sua raiz, a falta de respeito pela dignidade transcendente da pessoa humana".

As anteriores Mensagens de Bento XVI sobre o "Dia Mundial da Paz" podem ser lidas aqui.



Fonte da primeira imagem:
http://clubedireitoshumanos.blogspot.com/2008/01/dia-mundial-da-paz.html

Fonte da segunda imagem:
http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/portinari_retirantes.html

Nenhum comentário: