segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Bento XVI e a geração digital



Que Bento XVI tem-se aproximado da geração digital é verdade!

Por ocasião da XXIII Jornada Mundial da Juventude, realizada em julho de 2008, em Sidney (Austrália), o Papa já mandara as SMS (short message service) aos jovens, ou seja, curtas mensagens para os celulares (telefones móveis). Leia mais aqui.

Na XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro de 2008, no Vaticano, que tratou do tema "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", uma das ouvintes, senhora Agnes Lam, presidente da Associação Bíblica Católica de Hong-Kong, sugeriu a Bento XVI a criação de um blog, assim como outros instrumentos para o encontro com a Palavra de Deus. Leia mais aqui.

A internet, ao contrário do que parece, é coisa familiar à Igreja. O Papa João Paulo II, em 2002, em sua Mensagem para a Celebração do 36° Dia Mundial das Comunicações Sociais já elegera como tema "Internet: um novo foro para a proclamação do Evangelho". A Congregação para o Clero está, por exemplo, há dez anos trabalhando na internet, com a formação e evangelização, pelo site www2.clerus.org.

Com esse histórico, não causa estranheza o fato de, no dia 23 de janeiro de 2009, sexta-feira, ter a Santa Sé lançado um canal oficial no YouTube, para cobrir as principais atividades do Papa Bento XVI e os acontecimentos relevantes do Vaticano, com atualização diária, nas línguas alemã, espanhola, inglesa e italiana. Canal a ser acessado em www. youtube.com/vatican. Leia mais aqui.



Leia mais:

Papa ao encontro da 'geração digital': primeiro vídeo no YouTube

Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2009

YouTube (em inglês)


Fonte da primeira imagem:
http://www.europapress.es/tecnologia/internet-00446/noticia-vaticano-inaugura-canal-youtube-20090123133108.html

Fonte da segunda imagem:
http://presentepravoce.wordpress.com/2008/05/03/mensagem-do-papa-bento-xvi-aos-jovens/

Nenhum comentário: