segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Admiração eucarística


No dia 17 de abril, Quinta-Feira Santa, do ano 2003, o Papa João Paulo II publicava a Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia sobre a Eucaristia na sua relação com a Igreja, cujo texto, em português, pode ser lido aqui.

O teólogo jesuíta Cesare Giraudo (1941) inspirou-se na Encíclica Ecclesia de Eucharistia para escrever o livro que leva o sugestivo título Stupore eucaristico - Per una mistagogia della Messa alla luce dell'enciclica "Ecclesia de Eucharistia" (2004 - Libreria Editrice Vaticana - 00120 Città del Vaticano). Traduzido para o português por Orlando Moreira, com o título "Admiração eucarística - Para uma mistagogia da missa à luz da encíclica Ecclesia de Eucharistia", editado pelas Edições Loyola em 2008, recentemente chegado à livrarias.

O padre Cesare Giraudo, professsor da Pontifícia Universidade Gregoriana e do Pontifício Instituto Oriental (Roma), já conhecido do público católico brasileiro pela obra Redescobrindo a Eucaristia, editada pelas Edições Loyola. E, posteriormente, pela profunda e volumosa obra Num só corpo - Tratado mistagógico sobre a eucaristia, com 640 páginas, que também leva o selo das Edições Loyola.

O livro "Admiração eucarística", com 200 páginas, contém prefácio assinado pelo autor, datado em Roma, Pontifício Instituto Oriental, 15 de outubro de 2004. O livro compõe-se de cinco capítulos e um apêndice. O tema de cada capítulo, com subdivisões, é complementado, para o estudo pessoal e para o trabalho em grupo comunitário, de Questionário de Reflexão. O tema do primeiro capítulo intitula-se: A eucaristia, "fonte e ápice" da liturgia; o do segundo capítulo: A eucaristia: um dom a ser sempre descoberto; o do terceiro capítulo: A eucaristia: um dom a ser descoberto a partir da celebração; o do quarto capítulo: A eucaristia: um dom a ser administrado com admiração sempre nova; o do capítulo quinto: A eucaristia, penhor de esperança: "Eis que estou convosco até a consumação dos tempos". E Apêndice: A construção de uma igreja como experiência mistagógica.

Quem já teve contato com as obras anteriores do autor, saberá valorizar o novo livro Admiração eucarística.

Recomendo a sua leitura.


Fonte da imagem:
https://www.livrarialoyola.com.br/detalhes.asp?secao=livros&CodId=1&ProductId=254305&Menu=1#

Nenhum comentário: