domingo, 18 de dezembro de 2011

Diretório da Liturgia - 2012


O novo Diretório da Liturgia e da organização da Igreja no Brasil 2012 - Ano B - São Marcos, além de ser encontrado na própria editora - Edições CNBB -, está à venda nas livrarias católicas.

Cuida-se de livro importante para a vida da Igreja no Brasil, desde capelas, paróquias, catedrais até pessoas comum do povo interessadas na orientação diária quanto à liturgia das horas e da própria liturgia eucarística.

A apresentação do Diretório é feita por Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia e Secretário Geral do CNBB.

Ano litúrgico da Igreja não é igual ao ano civil. O ano litúgico atual, chamado Ano "B", começou com o primeiro Domingo do Advento, no dia 27 de novembro de 2011, e terminará com o sábado seguinte à Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (último Domingo do Tempo Comum), em 1º de dezembro de 2012. Nesse sentido, o ano litúrgico corrente tem todo o Tempo de Advento, Natal e parte do Tempo Natalino ainda regulado pelo Diretório da Liturgia - 2011.

O ano civil, é claro, começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. É sempre fixo, ao passo que no ano litúrgico a data inicial e a data de término variam.

Mais coerente com o calendário litúrgico, seria melhor que o Diretório da Liturgia regulasse, por inteiro, em um só volume, o ano litúrgico desde o seu início até o seu término.


Fonte da imagem:
http://www.edicoescnbb.com.br/site/product_info.php?products_id=367&osCsid=u1aso2c16jngni4v4ls9hm7ts3 

Nenhum comentário: