domingo, 29 de abril de 2012

Monsenhor José Geraldo Caiuby Crescenti



É uma safra de grandes padres que está passando.

Na mesma época, depois de concluído o curso de Filosofia (Seminário Maior), os seminaristas José Geraldo Caiuby Crescenti e Manoel Pestana Filho (depois, bispo) foram encaminhados para estudar Teologia em Roma. Pertenceram a um tempo em que, via de regra, o candidato ingressava muito jovem (ordinariamente, depois de concluído o curso primário) no Seminário Menor. Estudava-se em tempo integral.

Ordenado sacerdote em Roma, passados lá mais alguns anos, Padre Caiuby Crescenti retornou para Santos, vindo a trabalhar no Seminário Diocesano "São José", que então ficava em São Vicente, na Praça João Pessoa, próximo à Igreja Matriz.

Foi no Seminário que passei a conhecê-lo como nosso ministro da disciplina.

Referindo-se à Inquisição, guardo dele a advertência (mais ou menos nestes termos) de que as pessoas e os fatos devem ser apreciados e julgados segundo as condições e a cultura da época, e não segundo o tempo de hoje.

Outra passagem de monsenhor Caiuby Crescenti, que registrei no Presença Diocesana, jornal mensal da Diocese de Santos, edição de setembro de 2003, nº 25, ano 3, página 3, seção "Cartas" - "Para Monsenhor Geraldo Crescenti":

"Com a morte de Pio XII em 9 de outubro de 1958, foram colocadas no painel de avisos do galpão do Seminário páginas de um jornal com as fotos dos “papabili” (“papáveis”). Enquanto com outros colegas seminaristas observava cada foto com nome e pequeno histórico de cada “papável”, Pe. Caiuby Crescenti, que estudara em Roma, chega e com dedo certeiro aponta para quem ele achava que seria o futuro papa: cardeal Angelo Giuseppe Roncalli, 76 anos, patriarca de Veneza, nosso João XXIII (1958-1963), que se transformou no papa da mudança, anunciando no dia 25 de janeiro de 1959 um concílio ecumênico (Vaticano II, 1962-1965)."

Monsenhor José Geraldo Caiuby Crescenti faleceu. Faleceu aos 81 anos no dia 28 de abril de 2012, sábado, às 7h45. 

Deixa-nos firmes lições.

Um grande sacerdote na fidelidade à Igreja.

Finalizo, com as palavras pronunciadas por Monsenhor José Geraldo Caiuby Crescenti por ocasião da Missa de Sétimo Dia de Dom Manoel Pestana Filho, na Catedral de Santos:

"Oxalá aprendamos desse amigo, irmão e pai, a lição que nos deixou: viver intensamente para Deus, IN TE PROJECTUS!
Amém. Assim seja!"


Leia mais:

Homilia de um amigo de infância de Dom Manoel

Mons. Crescenti celebra 50 anos de sacerdócio (Presença Diocesana, edição de agosto de 2003, nº 24, ano 2, página 6)


Fonte da imagem:
http://www.jornalvicentino.com.br/home/2006/06/28/monsenhor-geraldo-crescenti/

2 comentários:

Conceição disse...

Ao amigo mais corajoso que conheci em defesa da autêntica fé cristã, minha admiração,meu grande pesar pelo seu desaparecimento, mas meu consolo pelos seus ensinamentos que continuarão vivos em nossos corações. Obrigado meu bom amigo Monsenhor Crescenti. Maria Conceição Rabello Chaves, Diocese de Petrópolis RJ

Guedes disse...

Sra. Conceição,

Monsenhor Crescenti foi um sacerdote coerente e professor competente. Parabéns por também ter conhecido um grande sacerdote!

Obrigado pela visita.

Guedes.