terça-feira, 4 de setembro de 2012

A Igreja ficou 200 anos para trás, afirma o cardeal Martini



O cardeal Carlo Maria Martini, arcebispo emérito da Arquidiocese de Milão e falecido no dia 31 de agosto de 2012, foi sepultado na tarde de ontem (dia 3/9), em Milão, em cerimônia presidida pelo cardeal arcebispo Ângelo Scola. O cardeal Ângelo Comastri representou o Papa Bento XVI. A mensagem de Bento XVI por ocasião do funeral pode ser lida aqui.

No dia 8 de agosto de 2012, o cardeal Martini foi entrevistado por Georg Sporschill e Federica Radice Fossati Confalonieri. A entrevista foi publicada no jornal Corriere della Sera, no dia 1º de setembro de 2012. Em tradução para português por Moisés Sbardelotto, e divulgado pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, sob o título "A Igreja retrocedeu 200 anos. Por que temos medo?", pode ser lida aqui.

Vem merecendo destaque na mídia a passagem da entrevista em que o cardeal Martini fala que a Igreja ficou 200 anos para trás. Há, porém, na entrevista outros pontos, quiçá importantes para superar ou amenizar o atraso, que são: em primeiro, a conversão; em segundo, a Palavra de Deus (Martini diz que o Concílio Vaticano II restituiu a Bíblia aos católicos);  e em terceiro, os sacramentos.

Tal entrevista é considerada

"Uma espécie de testamento espiritual. O cardeal Martini leu e aprovou o texto".


Fonte da imagem:
http://porcausadeumcertoreino.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: