domingo, 23 de dezembro de 2007

A Igreja perde expressiva liderança


Morreu hoje, dia 23/12 (domingo), às 5h20, no Hospital São Francisco (Porto Alegre), o cardeal Dom Aloísio Lorscheider, aos 83 anos de idade, por falência de múltiplos órgãos.

O corpo está sendo velado na Catedral de Porto Alegre. O sepultamento será no dia 27/12 (quinta-feira), às 17h00, no Convento de Daltro (município de Imigrante), que fica a 130 km da cidade de Porto Alegre.

O Cardeal estava internado, pela quarta vez neste ano, desde o dia 28/11, e seu estado de saúde se agravara com o AVC (Acidente Vascular Cerebral) na manhã do dia 11/12 (terça-feira).

Léo Arlindo Lorscheider, que, para a vida religiosa, adotou o nome Aloísio (nome do pai), era gaúcho, nascido a 8 de outubro de 1924, no município de Estrela. Era franciscano e foi ordenado presbítero em 1948 e, bispo, em 1962. Participou das sessões do Concílio Vaticano II (1962-1965). O papa Paulo VI o elevou a cardeal em 1976.

Dom Aloísio Lorscheider foi Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e seu Presidente por dois mandatos, compreendendo os anos de 1971 a 1978 e foi presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano - Celam, no periodo de 1976 a 1979.

Participou de dois conclaves para eleições papais. O primeiro deles quando foi eleito o cardeal Albino Luciani, com título de João Paulo I, e segundo, que elegeu o cardeal polonês Karol Wojtyla, com o título de João Paulo II. Ambos os conclaves foram no ano de 1978.

Homem de larga experiência pastoral, conquistou liderança inconteste entre os católicos.

Os leigos perdem uma grande voz. Ganham-na junto do Pai.

O cardeal Aloísio Lorscheider, que combateu com determinação em favor do povo brasileiro "o bom combate", pautou sua vida religiosa à luz do Evangelho, mas com certeza teve presente a advertência do seu pai: "Se vai ser padre, seja um bom padre! Do contrário, melhor que fique em casa." Pois bem, hoje Léo Arlindo Lorscheider, mais conhecido pelo nome adotado para a vida religiosa: Aloísio, que era do seu pai, está na Casa do Pai, a ele reservada porque foi "um bom padre".

Um lenço branco agitado pelo vento dos pampas. Uma lágrima. Uma saudade. Uma flor. Obrigado Dom Aloísio! Obrigado!


Leia mais:




Fonte da imagem: http://www.30giorni.it/br/articolo.asp?id=14290

Nenhum comentário: