quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Jesus de Nazaré: expectativa sobre a segunda parte


Há notícias de que o Papa Bento XVI estaria aproveitando as férias em Bressanone para também ultimar os trabalhos sobre a segunda parte (segundo volume) do seu livro Jesus de Nazaré.

Bento XVI está hospedado no Seminário Maior de Bressanone, que é uma construção de 400 anos. Enquanto o Papa aí estiver, considera-se o Seminário como território do Estado da Cidade do Vaticano (território extraterritorial).

Está previsto que a segunda parte do livro versará sobre "as histórias da infância" de Jesus, conforme já aventado no prefácio do primeiro volume.

Jesus de Nazaré não é um livro que nasceu de uma hora para outra. Ao contrário, como diz Joseph Ratzinger - Bento XVI, é uma obra cujos primeiros trabalhos neste sentido puderam ser feitos nas férias de verão de 2003 (prefácio, pág. 19).

Cuida-se, pois, de obra madura. Na expressão do Papa: "Não preciso certamente dizer que este livro não é de modo algum um ato de magistério, mas unicamente expressão da minha procura pessoal "do rosto do Senhor" (cf. Sl 27,8). Por isso, cada um está livre para me contradizer. Peço apenas aos leitores um adiantamento de simpatia, sem o qual não há nenhuma compreensão" (prefácio, pág. 19).

A segunda parte continuará a garimpagem em busca do objetivo comum e maior: "o rosto do Senhor". Ou, na tradução da Bíblia Sagrada da CNBB (2ª edição): "Tua face, Senhor, eu busco" (Salmo 27,8).



Fonte da primeira imagem:
http://www.oecumene.radiovaticana.org/BRA/index.asp

Fonte da segunda imagem:
http://freeforumzone.leonardo.it/discussione.aspx?idd=354506&p=66

Nenhum comentário: