Freinademetz ingressou, em 1872, no Seminário Diocesano de Bressanone (Bixen) e, enquanto estudava Teologia, sentiu que sua vocação despertava para as missões.
No dia 25 de julho de 1875, foi ordenado presbítero (padre) e designado para a Paróquia de São Martinho (St Martin de Badia), próximo da casa paterna. Conquistou a simpatia e a amizade dos paroquianos.
Mas seu carisma para as missões o inquietava, então entrou em contato com o padre Arnaldo Janssen (1837-1909), fundador da Casa Missionária São Miguel em Styel, na Holanda, que veio a ficar conhecida como a Congregação do Verbo Divino. "Verbita" é a designação que se dá aos missionários do Verbo Divino.
Em agosto de 1878, depois de autorizado pelo seu Bispo, José Freinademetz deixou a sua paróquia e foi para Styel na Holanda, unindo-se ao padre Arnaldo Janssen. Recebeu a cruz missionária no dia 2 de março de 1879 e, em seguida, partiu em missão para a China juntamente com o padre João Baptista Anzer.
Padre José Freinademetz criou laços de amizade com o povo chinês, e chegou a escrever: "Quero ser chinês também no céu". E os chineses o chamavam "Fu Shenufu", ou seja, Sacerdote da felicidade.
Padre José Freinademetz faleceu no dia 28 de janeiro de 1908. Seu túmulo logo se tornou local de peregrinação.
O Padre José Freinademetz foi declarado beato pelo Papa Paulo VI no dia 19 de outubro de 1975 e foi canonizado (santo) por João Paulo II no dia 5 de outubro de 2003. Leia a homilia de João Paulo II, em português, aqui.
ASternaldo Janssen (1837-1909)"Ser misionero es la tarea mas sublime del mundo"
J. FreinademetzLeia mais:
José Freinademetz: Una vida al servicio del pueblo chino (em espanhol)
Fonte da primeira imagem:
http://www.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_20031005_freinademetz_photo.html
Fonte da segunda imagem:
http://www.santa-croce.it/cinese_altoadige_i.htm
Fonte da terceira imagem:
http://www.santa-croce.it/tirolese_invisibile_i.htm
Fonte da quarta imagem:
http://www.svdcuria.org/public/histtrad/founders/jf/jfes.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário