segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Bispos lefebvrianos: revogação da excomunhão


O cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, publicou recentemente na página oficial da CNBB na internet o artigo sob o título Excomunhão e reintegração na Igreja.

O artigo vem esclarecer o grande público sobre o tema da revogação da excomunhão a que estavam submetidos os quatro bispos ordenados, sem autorização da Santa Sé, pelo arcebispo francês Marcel Lefebvre (1905-1991), dissidente da Igreja Católica. Marcel Lefebvre ficou conhecido por contestar as conclusões do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965), do qual participou, e por ter fundado a Fraternidade Sacerdotal São Pio X (Fraternité Sacerdotale Saint Pie X).

Dá-se o nome de lefebvrista ou lefebvriano ao seguidor do arcebispo Marcel Lefebvre.

A pena de excomunhão foi removida (revogada) pela Congregação para os Bispos pelo Decreto de 21 de janeiro de 2009 , em virtude das faculdades concedidas expressamente pelo Santo Padre Bento XVI, a pedido desses mesmos bispos, como passo para a abertura da porta ao diálogo objetivando à reintegração na Igreja Católica. O 'Decreto de Remoção da Excomunhão latae sententiae a quatro Bispos da Fraternidade Sacerdotal São Pio X' vai assinado pelo cardeal Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos.

A matéria objeto do artigo merece ser lida, posto que vinda de uma autoridade eclesiástica com larga experiência e que já atuou na Congregação para os Bispos.


Leia mais:

Vaticano reabilita bispos e provoca polêmica

O levantamento das excomunhões não são ainda o fim do cisma de Lefebvre

Bento XVI defende Concílio Vaticano II e condena negacionismo antissemita

Papa pede que bispos lefebvrianos reconheçam o Concílio Vaticano II

Bispos alemães pedem aos "lefebvristas" que reconheçam Vaticano II

Vaticano exige que Bispo negacionista se retracte

Cardeal critica Vaticano no caso de bispo que negou Holocausto


Fonte da primeira imagem:
http://www.arquidiocese-sp.org.br/arcebispo.htm

Fonte da segunda imagem:
http://missatridentinaemportugal.blogspot.com/2009/01/bento-xvi-vai-revogar-excomunho-aos-4.html

Nenhum comentário: