segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Ministério da Visitação


O Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, escreveu um livro, pequeno no tamanho mas grande no conteúdo, intitulado Ministério da Visitação.

O livro foi editado em 2006 pela Nossa Senhora da Paz Livraria e Editora, Rio de Janeiro, RJ. Contem 80 páginas, com o seguinte índice: Introdução (páginas 7-10), I. Objetivos do Ministério da Visitação (páginas 11-18), II. Fundamentos bíblicos do Ministério da Visitação (páginas 19-30), III. Aspectos antropológicos do Ministério da Visitação (páginas 31-44), IV. Destinatários do nosso Ministério da Visitação (páginas 45-54), V. Conteúdos do Ministério da Visitação (páginas 55-64), VI. Algumas questões práticas (páginas 65-74), Conclusão (páginas 75-78) e Bibliografia (páginas 79-80).

Excetuadas a Introdução, Conclusão e Bibliografia, ao final de cada tema tratado vem o Aprofundamento [pontos colocados, algumas vezes em forma de perguntas] e a Oração [que varia de tópico para tópico para tópico]. E ainda: cada tópico é precedido de uma ilustração.

O serviço de visitar as pessoas (doentes, pobres, "as ovelhas desgarradas", desanimados e desesperançosos, os que vivem em asilos, drogados, desempregados, os sem religão, indiferentes e afastados), assim como o de acolher as pessoas não vai p'ra frente se não se amparar na oração. Nesse sentido, o livro Ministério da Visitação parece assentar-se no binômio ação (serviço e estudo)/oração.

A leitura do Ministério da Visitação, de autoria do Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, serve para estimular a evangelização, de uma forma biblicamente fundamentada. O livro é atual.



Fonte da primeira imagem:
https://www.livrarialoyola.com.br/detalhes.asp?secao=livros&Menu=1&CodId=67&ProductId=232101#

Fonte da segunda imagem:
http://br.geocities.com/worth_2001/Assuntosgerais.html

Nenhum comentário: