sábado, 7 de fevereiro de 2009

Santa Josefina Bakhita



A Igreja celebra a memória de Santa Josefina Bakhita no dia 8 de fevereiro. Conforme está previsto no Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil-2009 (página 57), a memória de Santa Josefina Bakhita é omitida por cair, neste ano de 2009, em dia de Domingo (5° Domingo do Tempo Comum).

Entretanto, para promover o bem pastoral dos fiéis, é lícito celebrar, no Domingo do Tempo Comum, a festa da Padroeira ou do Padroeiro. Essa abertura é dada pelas Normas Universais do Ano Litúrgico e Calendário Romano Geral (n. 58), e o referido Diretório da Liturgia trata da matéria na página 20 (item 3.3).

A Igreja abaixo, que fica na cidade de Santos (SP), é considerada a primeira igreja no Brasil dedicada à Santa Josefina Bakhita. E esta Igreja apresenta a seguinte programação para o dia 8 de fevereiro de 2009, em memória de Santa Josefina Bakhita: neste sábado (7/2) foi celebrada a Eucaristia (Missa) às 18:00 horas. Domingo (8/2) haverá celebrações da Eucaristia (Missa) às 11:00 horas, 15:00 horas e 19:00 horas. Ao término da celebração das 19:00 horas, haverá procissão pelas ruas do bairro. Na Catedral de Santos também haverá, no domingo (8/2), celebrações da Eucaristia (Missa) em memória de Santa Josefina Bakhita às 09:00 e 12:00 horas. Confira a programação e endereços aqui.



Leia mais:

Bakhita: mística mensageira da esperança


Fonte da imagem:
http://www.laicican.org/laicicanossiani/port/saber_mais/pagina_port/novidades.htm


Fonte da segunda imagem:
http://www.catedraldesantos.com.br/bakhita.shtml

Nenhum comentário: