quarta-feira, 4 de março de 2009

Bento XVI: grandes Escritores da Igreja



As catequeses do Papa Bento XVI, proferidas nas audiências gerais das quartas-feiras, podem ser divididas por ciclos. Leia mais aqui.

Motivadas pelo Ano Paulino em curso, Bento XVI vinha ultimamente desenvolvendo as catequeses dedicadas ao Apóstolo São Paulo, iniciadas por ocasião da Audiência Geral de Quarta-Feira, 2 de julho de 2008, cujo tema foi "O ambiente religioso-cultural", e encerradas na Audiência Geral de Quarta-Feira, 4 de fevereiro de 2009, versando sobre "O martírio e a herança de São Paulo".

Foram vinte catequeses dedicadas ao Apóstolo Paulo, ministradas entre julho de 2008 e fevereiro de 2009, e todas podem ser lidas, em português, aqui.

Por ocasião da Audiência Geral de Quarta-Feira, 11 de fevereiro de 2009, Bento XVI diz por suas próprias palavras que "gostaria de retomar hoje a apresentação dos grandes Escritores da Igreja do Oriente e do Ocidente da Idade Média" ( vorrei riprendere oggi la presentazione dei grandi Scrittori della Chiesa di Oriente e di Occidente del tempo medioevale).

A última catequese de Bento XVI sobre os grandes Escritores eclesiásticos foi por ocasião da Audiência Geral de Quarta-Feira, 25 de junho de 2008, versando sobre São Máximo, o Confessor, cujo texto completo, em português, pode ser lido aqui.

Seguindo a colocação feita por Bento XVI, retomada da apresentação dos grandes Escritores da Igreja, pode-se dizer que, com a catequese sobre São Máximo, o Confessor, encerrou-se a 1ª (primeira) série.

E, com a catequese da Audiência Geral de Quarta-Feira (11 de fevereiro de 2009) sobre João Clímaco, iniciou-se a 2ª (segunda) série do ciclo das catequeses sobre os grandes Escritores da Igreja.

Na Audiência Geral da Quarta-Feira seguinte, 18 de fevereiro de 2009, na Praça de São Pedro, Bento XVI, dando continuidade, apresentou Beda, o Venerável, cujo texto completo, em português, pode se lido aqui.

Do dia 18 de fevereiro para cá, não houve apresentação de novos escritores da Igreja, e até porque, enquanto estiver transcorrendo a semana de exercícios espirituais no Vaticano, não haverá audiências privadas e públicas, incluindo a audiência geral de quarta-feira.


Fonte da primeira imagem:
http://www.oecumene.radiovaticana.org/BRA/index.asp

Fonte da segunda imagem:
http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/hagiografia/s_joao_climaco.html

Fonte da terceira imagem:
http://mercaba.wordpress.com/2007/04/08/sao-beda-o-veneravel/

Nenhum comentário: