sábado, 21 de março de 2009

Lefebvrianos: Bento XVI explica decisão


O Papa Bento XVI tomou a iniciativa de explicar a todos os bispos da Igreja Católica a decisão de levantar a pena de excomunhão na qual incorreram os quatro bispos da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, ordenados, em 30 de junho de 1988, pelos dissidentes Arcebispo francês dom Marcel Lefebvre (1905-1991) e bispo brasileiro dom Antônio de Castro Mayer (1904-1991).

Os bispos lefebvrianos ordenados foram o suíço Bernard Fellay (atual superior da Fraternidade Sacerdotal São Pio X), o francês Bernard Tissier de Mallerais, o espanhol Alfonso de Galarreta e o inglês Richard Williamson. Excomungados latae sententiae, tiveram sua excomunhão revogada pelo Decreto da Congregação para os Bispos, datado de 21 de janeiro de 2009.

A 'Carta de Sua Santidade Bento XVI aos Bispos da Igreja Católica a propósito da remissão da Excomunhão aos quatro Bispos consagrados pelo Arcebispo Lefebvre' vem datada no Vaticano, em 10 de março de 2009, subscrita pelo próprio Papa Benedictus PP. XVI. E texto completo, em português, pode se lido aqui.



Leia mais:

Bispos lefebvrianos: revogação da excomunhão

Reação dos Bispos em relação à Carta do Papa sobre os Lefebvrianos


Fonte da primeira imagem:
http://www.bentoxvi.com/bento-xvi-fotos.html

Fonte da segunda imagem:
http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum/2008/10/11/a-igreja-catolica-e-a-igreja-primitiva/

Nenhum comentário: