A esse elenco permito-me acrescentar a palavra
Sacerdote.
O objetivo do artigo é demonstrar que, na diversidade de nomes para designar a mesma pessoa que exerce o
sacerdócio ministerial, há nessa multiplicidade de títulos (padre, presbítero, pastor, ministro) os vários aspectos do mesmo sacerdócio.
Nesse sentido, afirma Dom Luiz Demétrio Valentini:
"O documento constata que cada um desses nomes enfatiza um aspecto desse ministério com significação tão variada. É padre porque exerce uma paternidade em relação à comunidade. É presbítero, como foi chamado nos inícios da Igreja, porque possui maturidade, fruto de sua experiência da vida. É ministro, porque está a serviço da comunidade e age em nome de Cristo. E sobretudo pode ser chamado de pastor, a figura bíblica que melhor espelha a missão de cuidar da comunidade como o pastor cuida do rebanho".
Chama atenção o fato de o artigo iniciar invocando o notável
Cardeal Carlo Maria Martini (em italiano, na página na
internet da
Chiesa di Milano, leia mais
aqui):
"O Cardeal Martini, um dos homens de Igreja mais lúcidos hoje, propôs recentemente a realização de um novo concílio ecumênico, para tratar de três temas centrais para o futuro do cristianismo. O primeiro em torno da inculturação, para encontrar um novo patamar de diálogo do Evangelho com as grandes culturas e religiões do mundo de hoje. O segundo seria o ecumenismo, para um novo relacionamento entre os cristãos. E o terceiro seria o ministério, para uma nova estruturação dos serviços internos da Igreja. Portanto, um novo diálogo com o mundo, um novo entendimento entre os cristãos, e uma nova organização interna na Igreja."
E Dom Luiz Demétrio Valentini continua:
"A Assembléia da CNBB, reunida nestes dias, está abordando, de leve, o terceiro dos grandes temas sugeridos pelo Cardeal Martini. Está renovando as orientações para a formação dos presbíteros. Trata-se da formação dos padres, como o povo os chama."
O artigo merece ser lido para se inteirar dos vários aspectos que se pode extrair do exercício do sacerdócio ministerial.

Leia mais:
Fonte da primeira imagem:
http://blogdasagradafamilia.blogspot.com/2009_04_01_archive.html
Fonte da segunda imagem:
http://www.tendafranciscana.org.br/smn_ordena_01.htm