sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cristãos ocultos no Japão - Kakure Kirishitan



Dá-se o nome de cristãos ocultos ou escondidos (Kakure Kirishitan) aos japoneses evangelizados no Japão pelos missionários da Igreja Católica Apostólica Romana que, durante o período de perseguição, praticavam a religião na clandestinidade.

Mas como assim? O início da evangelização no Japão deu-se, se não antes, com a ida do missionário São Francisco Xavier àquelas ilhas em 1549. Os japoneses eram receptivos ao anúncio do Evangelho, e o número de seguidores crescia a cada dia. Por razões políticas, o governo Tokugawa (Período Edo) a partir de 1614 desenvolveu uma violenta perseguição aos cristãos. Fechou o país à influência estrangeira, os missionários estrangeiros foram expulsos e os cristãos martirizados. Então, os que conseguiram escapar à feroz perseguição se refugiaram nas matas. Escondidos das autoridades, praticaram a religião nas condições limitativas que podiam, conservando-a sem ritos ostensivos, e a transmissão da Bíblia se fez oralmente.

A Wikipedia registra que: "Em 1614, ele [Tokugawa] assinou o Edito de Expulsão Cristã, que baniu a cristandade, todos os cristãos e estrangeiros, e proibiu os cristãos de praticarem a sua religião. Como resultado, muitos cristãos japoneses fugiram para as Filipinas Espanholas."

O Japão, porém, voltou a abrir-se para o exterior. Em 1853, começou a deixar de lado a sua política isolacionista.

Em 1863, apareceram novamente os missionários católicos. E os cristãos ocultos começaram a voltar à prática religiosa nas igrejas que vinham sendo erguidas.

Os cristãos ocultos guardavam princípios para identificar, com segurança, missionários católicos. Esses princípios tinham por objetivo averiguar se realmente estavam diante de alguém com a mesma fé: obediência à Roma ou seja ao Papa, celibato e veneração à Virgem Maria. Confirmados os três dados, os cristãos ocultos e os missionários recém-chegados se identificavam na mesma crença.

Entretanto, houveram cristãos ocultos que não voltaram mais à mesma fé. E continuaram, e continuam (cujo número vai-se reduzindo) assim como antes. São os chamados Hanare Kirishitan, ou cristãos separados, que, embora dados ao segredo, deixaram-se filmar para um documentário.


Leia mais:

Os cristãos ocultos do Japão

A História do Martírio Cristão no Japão

Os Mártires de Nagasaki: prisioneiros de Cristo  


Fonte da imagem:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/de-olhos-bem-puxados

Nenhum comentário: