quarta-feira, 8 de maio de 2013

Reinício do Tempo Comum do Ano C - Lucas (2012-2013) - 2ª fase



O Tempo Comum do Ano C - Lucas (2012-2013) reinicia-se no dia 20 de maio de 2013, segunda-feira. É a chamada segunda fase do Tempo Comum e que se encerra no dia 30 de novembro de 2013, sábado, com a festa de Santo André Apóstolo.

Esta segunda fase do Tempo Comum-TC pode ser acompanhada pelo Diretório da Liturgia-2013, às páginas 105 a 188.

A cor litúrgica é verde. Como esta fase do TC é longa, ocorrem várias celebrações que requerem cor litúrgica branca ou vermelha ou roxa.

Dou alguns exemplos:

No dia 26 de maio, domingo, é a solenidade da Santíssima Trindade, e a cor litúrgica é branca. No dia 30 de maio, quinta-feira, é a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), e a cor litúrgica é branca. Dia 31 de maio, sexta-feira, é a festa da Visitação de Nossa Senhora, e a cor litúrgica é branca.

No dia 1º de junho, é a memória de São Justino, mártir, e a cor litúrgica é vermelha. No dia 7 de junho, sexta-feira, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, e a cor litúrgica é branca. Dia 8 de junho, sábado, memória do Imaculado Coração de Maria, e a cor litúrgica é branca. No dia 24 de junho, segunda-feira, solenidade da Natividade de São João Batista, e a cor litúrgica é branca. No dia 30 de junho, solenidade de São Pedro e São Paulo apostólos (Dia do Papa), e a cor litúrgica é vermelha (onde esta solenidade for celebrada no dia 29, celebra-se no dia 30 o 13º Domingo do TC, cor verde, conforme o que está na página 124 do Diretório da Liturgia).

No dia 16 de julho, terça-feira, é a festa de Nossa Senhora do Carmo, e a cor litúrgica é branca.

No dia 6 de agosto, terça-feira, é a festa da Transfiguração do Senhor, e a cor litúrgica é branca. No dia 18 de agosto, domingo, solenidade da Assunção de Nossa Senhora, e a cor litúrgica é branca. Dia 23 de agosto, sexta-feira, festa de Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina, e a cor litúrgica é branca.

Dia 14 de setembro, sábado, festa da Exaltação da Santa Cruz, e a cor litúrgica é vermelha.

Dia 12 de outubro, sábado, solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, e a cor litúrgica é branca.

Dia 2 de novembro, sábado, é a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, e a cor litúrgica é roxa. Dia 3 de novembro, domingo, é a solenidade de Todos os Santos, e a cor litúrgica é branca. Dia 24 de novembro, 34º Domingo do TC, é a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, e a cor litúrgica é branca. Dia 30 de novembro de 2013, sábado, é a festa de  Santo André Apóstolo, e a cor litúrgica é vermelha.

A solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo é sempre celebrada no último Domingo do Tempo Comum. É o último Domingo do TC, mas não o último dia do TC. O último dia do TC cai em 30 de novembro de 2013, sábado, quando, em verdade, se encerra o TC - 2ª fase.

A leitura deste texto não dispensa, como se disse acima, a consulta ao Diretório da Liturgia-2013, no que concerne às celebrações da Igreja no Brasil.


Leia mais:


Fonte da imagem:
http://jmvalferrarede.blogspot.com.br/2008_09_01_archive.html

Nenhum comentário: