sábado, 29 de março de 2014

Lampedusa Americana: Nogales (Arizona)

El propósito de este viaje es resaltar el sufrimiento humano causado por un sistema migratorio fallido, un aspecto del debate nacional sobre inmigración que es frecuentemente pasado por desapercibido. (Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos)


Lampedusa soma hoje a condição de ser símbolo de primeiro ponto de sonhada chegada, de entrada de pessoas que deixam sua pátria em busca de melhores condições de vida para si e para seus familiares em países mais abastados. E vez por outra lugar de tragédias para essas pessoas. Ou, mesmo à semelhança do Muro de Berlim, símbolo de separação ou de divisão.

A Ilha de Lampedusa ganhou destaque internacional em razão da presença do Papa Francisco no local numa situação de tragédia. O Papa acorreu a esse local para dar conforto, ser solidário ao sofrimento de tantos emigrantes que perderam suas vidas sem antes alcançar Lampedusa. Aí, no dia 8 de julho de 2013, o Papa Francisco celebrou Missa pelas vítimas dos naufrágios, cuja homilia pode ser lida aqui.

Os Estados Unidos da América do Norte, o eldorado sonhado, também tem a sua Lampedusa. Cuida-se de Nogales, no Estado do Arizona. Nogales é a Lampedusa Americana. Ou, como lá se diz: "Nossa  Lampedusa" ('Our Lampedusa').

O Estado do Arizona nos Estados Unidos faz divisa com o de Sonora no México, e a cidade de Nogales fica na fronteira entre os dois países. Ou melhor, a Nogales americana faz limite com a Heroica Nogales (ou, simplesmente, Nogales) mexicana. E um grande muro as separa, assemelhando-se ao de Berlim.

Na esteira pastoral do Papa Francisco, Bispos dos Estados Unidos e do México irão encontrar-se em Nogales entre os dias 30 de março e 1º de abril de 2014, e irão caminhar na fronteira entre os dois países (Estados Unidos e México) e celebrar uma Missa em memória dos aproximadamente 6.000 emigrantes que, desde 1998, perderam a vida no deserto.

Tudo isso tem um significado simbólico profundo e importante, ou seja, é a Igreja que se faz próxima dos que sofrem, se faz companheira, e conforta.


Fonte da imagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Entering_Arizona_on_I-10_Westbound.jpg

Nenhum comentário: