domingo, 16 de março de 2014

Transfiguração: subir com a oração e descer com a caridade fraterna

“É muito importante este convite do Pai. Nós, discípulos de Jesus, somos chamados a ser pessoas que escutam a sua voz e tomam a sério as suas palavras. Para tal, há que seguir Jesus como faziam as multidões do Evangelho…” (Papa Francisco)

Segundo Domingo da Quaresma do Ano A - São Mateus (2013/2014), 16 de março de 2014. Neste Domingo está sendo proclamado o Evangelho da Transfiguração de Jesus (Mt 17,1-9).

Vamos nos deter na Oração do Angelus - Regina Coeli, deste Domingo (16/3/2014), ou melhor, nas palavras do Papa Francisco, em primeira mão veiculadas, em tradução resumida, pela Rádio Vaticano. A montanha é esse símbolo da proximidade com Deus, é onde nos abastecemos para, descendo, trabalhar na planície, no mundo do nosso dia a dia.

O Papa exorta-nos a captar (e a viver) o sentido da Transfiguração:

“Temos necessidade de ir para um lugar à parte, de subir à montanha a um espaço de silêncio, para nos reencontrarmos a nós próprios e captar melhor a voz do Senhor.
Mas não podemos permanecer ali! O encontro com Deus na oração impulsiona-nos novamente a ‘descer da montanha’ regressando à planície, onde encontramos tantos irmãos afligidos por dificuldades, injustiças, pobreza material e espiritual.”
 

Isso e muito mais pode ser lido nos links mencionados e, oportunamente, em tradução oficial para o português, selecionando (Angelus, 16 de março de 2014) aqui.


Fonte da imagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Transfigurationbloch.jpg

Nenhum comentário: