sexta-feira, 14 de março de 2014

O legado do padre João Batista Libanio

A fonte da vocação encontra-se no desejo, no entusiasmo e na alegria de servir o povo de Deus. Nada faz o ser humano ser tão feliz como colaborar no crescimento interior e espiritual das pessoas. (J. B. Libanio)


Dono de farta cultura, o escritor e palestrante padre João Batista Libanio, SJ, deixou um legado teológico invejável para a presente e futuras gerações. Já próximo de completar 82 anos, ele esteve sempre ativo.

Como Deus apronta surpresas, fomos colhidos pelo inesperado falecimento (infarto fulminante) do grande teólogo jesuíta, no dia 30 de janeiro de 2014, na cidade de Curitiba, onde estava orientando um retiro para professores.

O noticiário (como o Estado de Minas Gerais), inclusive a News.Va (agência de notícias do Vaticano), já se ocupou sobre informar o falecimento do padre João Batista Libanio.

Vou me ocupar apenas de algo mais ameno, focalizando algumas colocações feitas pelo próprio padre Libânio.

Ao tempo da visita do Papa Francisco ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o padre Libanio declarou ao jornal Estado de Minas Gerais, edição de 29 de julho de 2013:

“A novidade, em comparação com João Paulo II e Bento XVI, é que ele não chegou com um discurso pronto como simples reafirmação da doutrina, mas falou com base na realidade, improvisando com mensagens curtas e simples”.

E, depois, veio a escrever sobre o Papa Francisco:

“Conheceu de perto a triste figura das grandes cidades latino-americanas e assim adquiriu conhecimento e compreensão do mundo dos pobres. Falará dele não por informação acadêmica, mas a partir da experiência vivida no cotidiano. Não lhe cabem adjetivos de conservador ou de tradicional. Vale mais dizer que lhe habitam o coração vivências que o aproximam dos pobres. E daí haurirá luzes e força pela presença do Espírito para ajudar a Igreja no caminho em direção aos pobres.”

Padre Libanio deixa uma vasta obra em livros, não só de teologia mas também de formação. Deixa os lições, os ensinamentos das palestras e homilias, bem como as mais coisas ligadas à espiritualidade. Neste aspecto, observe-se que ele faleceu por ocasião em que orientava um retiro de professores. 

A sua atividade literária (livros, homilias, artigos vários, recensões) podem ser conferidos aqui.

Da vasta e preciosa bibliografia, menciono: A arte de formar-se; Eu creio - Nós cremos. Tratado da fé; Introdução à Teologia, perfil, enfoques, tarefas (em parceria com Afonso Murad); Teologia  da Libertação: roteiro didático para um estudo; e Teologia da Revelação a partir da Modernidade.


Leia mais:

"Acolhi a vida como um dom". Morre, aos 81 anos, João Batista Libânio

João Batista Libanio - Colunas Dom Total


Fonte da imagem:
http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=7349

Nenhum comentário: