domingo, 16 de novembro de 2008

O Deus da Idade Média


O livro "O Deus da Idade Média", de Jacques Le Goff, que leva o subtítulo "conversas com Jean-Luc Pouthier", é daqueles livros gostosos de se ler, atraente, do começo ao fim. Editado no Brasil pela Civilização Brasileira, em 2007, contém 128 páginas, com o seguinte Sumário: Introdução: Deus, assunto de história, 1. De que Deus se trata? 2. Duas figuras maiores, o Espírito Santo e a Virgem Maria, 3. A sociedade medieval e Deus, 4. Deus na cultura medieval, Conclusão e Bibliografia.

Jacques Le Goff, nascido em Toulon (França) no dia 1° de janeiro de 1924, é um dos maiores historiadores da atualidade versado em Idade Média.

O livro "O Deus da Idade Média", escrito originariamente em francês, tradução de Marcos de Castro, é fruto da entrevista concedida pelo historiador ao jornalista francês Jean-Luc Pouthier, redador-chefe da revista de história das religiões Le Monde de la Bible, também historiador.

Jacques Le Goff observa que "No domínio das crenças, quase nunca se produzem revoluções, porém evoluções mais ou menos profundas, mais ou menos rápidas" (página 18).

Os fatos são descritos sob o olhar do historiador, sem fazer juízo de valor sob o ponto de vista da fé, ou da economia da salvação.

Le Goff prefere chamar o período analisado de Antigüidade tardia, posto que aprecia sob uma ótica de maior duração, a começar do Concílio de Nicéia, em 325, "no qual foi adotado o primeiro Credo, chamado Símbolo dos Apóstolos" (página 18).

"A Antigüidade tardia é o período em que o Deus dos cristãos se torna o Deus único do Império romano" (página 18).

O livro, cujo estilo é leve, compensa ser lido, e relido.



Leia mais:




Fonte da primeira imagem:
http://www.livrarialoyola.com.br/maisdetalhes.asp?ProductId=232650

Fonte da segunda imagem:
http://www.knaw.nl/heinekenprizes/pph6.html

Nenhum comentário: