sábado, 1 de novembro de 2008

Santas e Santos



Hoje, dia 1/11 (sábado), a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos. Santo é aquele que vive uma proximidade intensa com Deus. É muito mais a qualidade dessa vivência do que o número de anos vividos.

Jesus, o Cristo, é o Santo por excelência.

Pois bem, a Igreja celebra, numa abrangência sem limites, todos os santos, os reconhecidos oficialmente e os não reconhecidos, que são incontáveis.

E o caminho da santidade está marcado pelo Evangelho de hoje (Mateus 5, 1-12a). É o caminho das Bem-Aventuranças.

Nesse sentido, se expressou Bento XVI hoje, por ocasião da recitação da oração mariana do Angelus ao meio-dia, na praça de São Pedro (Vaticano): "É o próprio caminho traçado por Jesus e que os santos e santas se esforçaram por percorrer, embora conscientes dos seus limites humanos. Na sua existência terrena, eles foram pobres em espírito, amargurados em razão dos seus pecados, mansos, com fome e sede de justiça, misericordiosos, puros de coração, operadores de paz, perseguidos pela justiça. E Deus participou-lhes a sua própria felicidade: puderam saboreá-la um pouco já neste mundo, e, no além, gozam-na agora em plenitude. São agora consolados, herdeiros da terra, saciados, perdoados, vêem a Deus. Numa palavra: deles é o Reino dos céus. Neste dia sentimos reavivar-se em nós a atracção em direcção ao Céu, que os leva apressar o passo da nossa peregrinação terrena. Sentimos acender-se nos nossos corações o desejo de nos unirmos para sempre à família dos santos, de que temos desde já a graça de fazer parte." Leia a intervenção de Bento XVI no Angelus de hoje (meio-dia) aqui.



Leia mais:




Fonte da primeira imagem:
http://www.santaedwiges.org.br/formacao/catequese/ktqz16.php

Fonte da segunda imagem:
http://depositofe.blogspot.com/2008/06/baslica-de-so-pedro.html

Nenhum comentário: