sábado, 18 de outubro de 2014

Arte de enganar pobres

O anseio de justiça é inerente ao ser humano, que vai lutar por ela independentemente de se o rótulo é comunismo, socialismo ou qual possa ser. 
(Ferreira Gullar)


Arte de enganar pobres é um importante artigo de Ferreira Gullar publicado no jornal Folha de São Paulo, edição de 27/04/2014.

Escrito em linguagem acessível, porém crítica, cuida de tema merecedor de muita atenção, sobretudo por todos os latino-americanos.
  
Dada a pertinência ou convergência de conteúdo entre um e outro escrito, reporto-me ao artigo Para além do Programa Bolsa Família, em que Dom Aloísio Roque Oppermann afirmou:

É preciso louvar o Bolsa Família, porque ajudar o semelhante é obra boa em qualquer circunstância. Mas já deu o que podia. Falta dar um passo adiante. Esse Programa é limitado por ser assistencialista. Em vez de formar homens livres, forma eleitores cativos. Ele não é libertador. Um técnico suíço da ONU, Jean Ziegler, prevê que, mesmo prolongando por mais 50 anos, não se resolvem os problemas.

Ação de governo que prima apenas por uma política limitada a mero e contínuo assistencialismo corre o risco de cair (se é que já não caiu) no neopopulismo, que é a palavra empregada para o novo populismo.

Arte de enganar pobres pode ser lida, integralmente, acessando aqui


Leia mais:

Neopopulismo judicial, por José Renato Nalini

Neopopulismo, em castelhano


Fonte da imagem:
http://www.nossalingua.net.br/artigos/371/ferreira-gullar-o-proximo-imortal

Nenhum comentário: