sábado, 25 de outubro de 2014

Não basta vencer

A corrupção e os escândalos do uso inapropriado dos recursos do erário público emolduram a política brasileira. Essa grave crise na representatividade favorece mediocridades e, até mesmo, a escolha de quem não consegue inovar, ousar, de quem prefere a conservação que, por sua vez, alimenta o atual cenário. Diante de tantas necessidades de mudança, é certo que ao cidadão não basta apenas votar, e aos escolhidos nas urnas, não basta vencer as eleições. Há um íngreme caminho a ser percorrido.
(Dom Walmor Oliveira de Azevedo)


No dia 26, domingo, os brasileiros irão votar, para, em segundo turno, escolher Presidente da República Federativa do Brasil. Uma candidata, buscando a reeleição; outro candidato, em busca da presidência pela primeira vez. 

 Os brasileiros votarão ou pela continuidade ou pela mudança.

O artigo "Não basta vencer" de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte, vem em boa hora.

O artigo merece reflexão e ajuda a quem supostamente estiver indeciso às vésperas da eleição. Nesse sentido, algumas outras colocações feitas por Dom Walmor:

Diante de todos está o desafio do crescimento econômico, de se atender demandas de infraestrutura e de libertação da máquina pública das garras ferozes dos que dela se apossam, nos diversos níveis, instâncias e lugares, pelo Brasil afora, incapacitando-a no atendimento de sua finalidade - o zelo e a garantia do bem comum.

E linhas mais adiante:

Também é inadmissível aceitar que, a esta altura do terceiro milênio, ainda exista o antigo “voto de cabresto”, com os “currais eleitorais”, onde se define uma escolha pelos esquemas de dependência e se estimula a apatia em detrimento da participação popular.

Recomendo, pois, a leitura completa de "Não basta vencer", não só pela autoridade e independência do seu autor, mas também, e porque, pela atenção dada às mazelas da República.

O artigo está publicado na página da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB na internet, podendo ser lido aqui.

E muito mais: mereceu publicação na Rádio Vaticano. Clique aqui.




Fonte de imagem:
http://www.sistemampa.com.br/noticias/sorteio-das-urnas-para-a-votacao-paralela-do-2o-turno-sera-no-sabado-25/

Nenhum comentário: