sábado, 1 de novembro de 2014

Diretório da Liturgia - 2015



O novo Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil para o ano de 2015 já se encontra à venda nas livrarias católicas, podendo ser adquirido diretamente nas Edições CNBB.

As Edições CNBB disponibilizam também o Diretório da Liturgia na versão espiral e de bolso.

Ano litúrgico da Igreja não é igual ao ano civil. 

O ano civil, é claro, começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. São fixas as datas de início e de término, ao passo que no ano litúrgico a data inicial e a data de término são móveis, ou variáveis. 

O novo Ano Litúrgico, chamado Ano B (São Marcos), começará no dia 29 de novembro de 2014, sábado, com as Vésperas do Primeiro Domingo do Advento (que cai no dia 30 de novembro de 2014), e terminará no dia 28 de novembro de 2015, sábado, antes das Vésperas do Primeiro Domingo do Advento do Ano C - São Lucas (que cairá no dia 29 de novembro de 2015).

Como se vê, o Tempo de Advento, do Natal e parte do Tempo Natalino do Ano B - São Marcos ainda estão regulados pelo Diretório da Liturgia - 2014 (páginas 192 a 209). 

Mais coerente com o calendário litúrgico, seria melhor que o Diretório da Liturgia regulasse, por inteiro, em um só volume, o Ano Litúrgico desde o seu início até o seu término. 

Cuida-se de livro importante para a vida da Igreja no Brasil, desde capelas, paróquias, catedrais até pessoas comuns do povo interessadas na orientação diária quanto à liturgia das horas e da própria liturgia eucarística. 

A apresentação do Diretório da Liturgia é feita por Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Secretário Geral da CNBB. 

Fonte da imagem:
http://www.edicoescnbb.com.br/loja/produto-302647-2536-diretorio_liturgico_2015_brochura

Nenhum comentário: