sábado, 25 de agosto de 2007

Documento de Aparecida: CNBB confirma validade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB vai adotar a versão modificada do documento da V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe - V Celam, realizada na cidade de Aparecida (Brasil), entre os dias 13 e 31 de maio passado, conforme noticiou ontem a Rádio Vaticano.

Conhecido como Documento de Aparecida, a sua versão entregue ao Papa contém duzentas alterações em relação ao texto original, segundo a mesma Rádio. Para a CNBB, o que vale, no entanto, "é o texto assinado por Bento XVI".

Dessas coisas todas, exsurge é que Bento XVI, sem culpa, acabou por convalidar o Documento de Aparecida como lhe foi apresentado.

O Documento está maculado. Por sofrer alterações à revelia dos demais bispos da Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe - e, no caso, nada menos do que duzentas alterações (o que não é pouco) -, perde representatividade e, como conseqüência, credibilidade e aceitabilidade.

Entretanto, mesmo após "o texto assinado por Bento XVI", constatado o erro, como o foi, - e amplamente divulgado pela imprensa, inclusive pela Rádio Vaticano e Agência Zenit -, compete à Igreja, pelas vias pastorais ou canônicas, tomar as providências para retificação sem delongas, e não, ao contrário, 'botar panos quentes', para eternizar algo que desgasta a sua própria imagem. Aqui até cabe o provérbio latino, ora em português, "errar é humano, perseverar no erro é diabólico".

O restabelecimento do texto original é exigência, antes de tudo, de respeito à assembléia dos bispos, de reclamação ética e de busca da verdade.

Leia também:

V Celam: Documento de Aparecida sob suspeita de adulteração
Documento de Aparecida: cardeal admite alteração
Documento de Aparecida: versão resumida


Fonte da primeira imagem: www.cnbb.org.br

Fonte da segunda imagem: www.arquidiocesedeuberaba.org.br


Nenhum comentário: