segunda-feira, 7 de julho de 2008

Firmino e Libério: Pílulas litúrgicas


Está mais fácil e divertido aprender liturgia. Isso mesmo! Acaba de ser editado pelas Edições Loyola o livro Firmino e Libério, com o subtítulo Pílulas litúrgicas, de autoria de Alberto Aranda Cervantes, M.Sp.S, e Antonio Serrano Pérez, SJ, tradução de Thiago Gambi.

O contéudo do livro foi originalmente publicado na revista mexicana Actualidad Litúrgica, no período de 1981 a 1999. Compilado em livro, recebeu, em espanhol, o título de Firmino y Liberio y otras "cápsulas litúrgicas", editado por Obra Nacional de la Buena Prensa, A.C., México.

Os personagens que dão título ao livro representam dois tipos de presidentes de celebração litúrgica, que atuam equivocadamente. Um padre "conservador", Firmino, e outro "progressista", Libério. O objetivo é contrastar os dois estilos.

O "conservador" é mais velho, gordo e baixo, sempre de batina preta e barrete. O "progressista" é mais jovem e alto, gosta de usar camisa gola rolê.

O livro é repleto de ilustrações. Escreve Pe. Alberto Aranda Cervantes, M.Sp.S, na apresentação da obra: "Muitos amigos e conhecidos pediam esta publicação. Oxalá sirva e cumpra seu objetivo: recordar, ensinar, divertindo" (pág. 10).

Vale conferir e bom proveito!


Fonte da imagem:
http://www.loyola.com.br/livraria/detalhes.aspx?COD=11063

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou testemunha de que este livro faz a diferença no mercado editorial católico, no que se refere à liturgia. Ganhei um exemplar das mãos do pe. Danilo, atual diretor da Loyola. Amanhã (03.08.2008) darei um curso de liturgia na paróquia da Vila Maria, em São Paulo, e não há como não se referir ao bom humor litúrgico de FIRMINO E LIBÉRIO.
Pe. Joãozinho, scj
padrejoaozinho@uol.com.br

Guedes disse...

Pe. Joãozinho.

Vindo do senhor, com várias obras publicadas, o elogio ao livro FIRMINO E LIBÉRIO, não há como não o considerar muito valioso. Em visita ao seu blog http://blog.cancaonova.com/padrejoaozinho/ constatei o mais recente livro de sua autoria - "As Sete Virtudes do Líder Amoroso" -,que a partir de 04/08 pode ser encontrado nas livrarias. Espero lê-lo em breve.

Guedes.