terça-feira, 1 de julho de 2008

Aparecida em resumo: o direito de saber...


Em boa hora, chegou ao público um bom e eficiente resumo do Documento de Aparecida, intitulado "Aparecida em resumo", de autoria de Agenor Brighenti, que leva o selo da Editora Paulinas.

O Documento de Aparecida, como se sabe, é fruto da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada entre os dias 13 e 31 de maio de 2007, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (Brasil). O texto completo do Documento de Aparecida pode ser lido aqui.

Agenor Brighenti esclarece que: "Neste resumo, está todo o Documento, ainda que não seja o Documento todo. Em outras palavras, tudo o que está dito aqui está no Documento, mas não é o Documento todo, pois se trata de um resumo, o que não dispensa, portanto, sua leitura e estudo, em toda a sua extensaõ" (pág. 3).

O livro Aparecida em resumo, cuja imagem aparece na tela, tem o subtítulo: O Documento Oficial com referência às mudanças efetuadas no Documento Original.

O subtítulo vem recuperar, sem intuito de polemizar, as mudanças de conteúdo feitas no texto elaborado pela Assembléia dos Bispos (Documento Original). Como diz o autor: "Essas mudanças são conhecidas, mas não do grande público, que também têm o direito de saber o que se passa em esferas mais altas e nos bastidores da instituição eclesial. Afinal, a Igreja somos todos os batizados" (pág. 4).


Leia mais:






Fonte da primeira imagem:
http://www.paulinas.org.br/imprensa/sl_press_release.aspx?ItemID=468

Fonte da segunda imagem:
http://www.open-isb.com.br/index.php?pagina=noticias_internas.php&cod=20

Nenhum comentário: