segunda-feira, 28 de julho de 2008

Ano Paulino: Dicionário de Paulo e suas Cartas


O Ano Paulino é, em sentido bíblico, um Ano Santo ou Jubileu (Levítico 25, 8...), para celebrar o Bimilenário de Nascimento do Apóstolo Paulo.

Quando da comunicação oficial do Ano Paulino por Bento XVI, a Agência Zenit informa que: o Santo Padre anunciou que se organizarão "congressos de estudo e publicações especiais sobre os textos de Paulo, para dar a conhecer cada vez melhor a imensa riqueza do ensinamento encerrado neles, verdadeiro patrimônio da humanidade redimida por Cristo".

Conhecer o apóstolo Paulo e seus escritos é um dos objetivos do Ano Paulino. É talvez o primeiro passo.

No Brasil, uma grande obra sobre o apóstolo Paulo e seus escritos foi traduzida para o português. Trata-se do "Dicionário de Paulo e suas Cartas" (título original: Dictionary of Paul and his Letters, editado em 1993 por InterVarsity Christian Fellowship/USA), na tradução de Bárbara Theoto Lambert e numa co-edição nacional de Vida Nova, Paulus e Edições Loyola, de 2008.

Gerald F. Hawthorne e Ralph P. Martin são os organizadores do "Dicionário de Paulo e suas Cartas", assim como o organizador associado Daniel G. Reid.

Na minha contagem, o Dicionário de Paulo e suas Cartas, capa dura e com 1.285 páginas, teve a participação de 108 especialistas evangélicos, todos, à primeira vista, de língua inglesa.

Cada artigo traz ao término remissões (Ver também), bibliografia e o nome do autor.

Leia um trecho da obra aqui.

A obra conta com sumário (página V), prefácio dos organizadores (páginas VII-VIII) como usar este dicionário (páginas IX-X), abreviaturas (páginas XI-XX), transliterações (pagina XXI) e lista de colaboradores (XXIII-XXVI).

Os artigos, em ordem alfabética, que vão da página 1 à página 1235.

Contém ainda Índice de artigos (páginas 1237-1239) e Índice geral (páginas 1241-1285).

A editora evangélica Vida Nova e as editoras católicas Paulus e Edições Loyola trazem para o público de língua portuguesa, no Ano Paulino, essa extraordinária obra internacional.

A oportunidade da publicação do Dicionário de Paulo e suas Cartas para o Ano Paulino pode ser lida aqui.


Leia mais:





Fonte da primeira imagem:
http://www.vatican.va/various/basiliche/san_paolo/sp/anno_paolino/anno_paolino.htm

Fonte da segunda imagem:
http://www.paulus.com.br/funcao/detalhamento/mostra_imagem.php?produto_dir=gra_livros&img=9788515034765.jpg

Nenhum comentário: