sexta-feira, 11 de julho de 2008

Tarragona: dois jubileus


A Igreja em Tarragona, na Espanha, comemora dois jubileus (dois anos jubilares): o do martírio do Bispo Frutuoso e de seus diáconos Augúrio e Eulógio, assim como o do Ano Paulino pelos dois mil anos de nascimento do apóstolo Paulo. Dom Frutuoso e seus diáconos foram martirizados no dia 21 de janeiro de 259. Paulo, então Saulo, nasceu entre 5 e 10 depois de Cristo.

Tarragona é uma cidade espanhola, portuária, banhada pelo Mar Mediterrâneo, e que integra a comunidade autônoma da região da Catalunha, na Espanha. Tarragona é a antiga Tarraco romana. Tarraco tem sua origem no assentamento militar romano aí realizado por Gnaeus Cornelius Scipio Calvus durante a Segunda Guerra Púnica (218-201 antes de Cristo).

O Império Romano dominou a Península Ibérica, chamada Hispânia pelos antigos romanos, desde 218 antes de Cristo até meados do século V depois de Cristo. Em outras palavras, a extensão territorial da Hispânia corresponde hoje aos países Espanha e Portugal (que formam a Península Ibérica). Conquistada a Hispânia, os romanos dividiram-na, inicialmente, em duas províncias: Província Citerior e Província Ulterior. Leia mais em: A Romanização da Península Ibérica.

Tarraco tornou-se a capital da Província Citerior a partir de 197 antes de Cristo. O imperador romano Dioclesiano dividiu, em 298 depois de Cristo, a Hispânia Citerior em três províncias. E Tarraco passou a ser a capital da denominada província tarroconense.

Enquanto esteve sob o Império Romano, Tarraco foi uma próspera e destacada cidade. E, para ela, convergem as mais recentes pesquisas sobre a estada do apóstolo Paulo na Hispânia. Leia mais em: Especialistas consideram que São Paulo esteve na Espanha.

Tarragona está em festa dobrada. A Igreja em Tarragona celebra não só o Jubileu do Ano Paulino pelos 2000 anos de nascimento do apóstolo Paulo, mas também o Jubileu de 1750 anos do martírio de São Frutuoso, bispo de Tarraco (hoje Tarragona), e de seus diáconos Augúrio e Eulógio.

A imagem central, acima, é do anfiteatro de Tarraco, onde o bispo Frutuoso e os seus diáconos Augúrio e Eulógio foram martirizados. A imagem à esquerda é da Basílica de São Frutuoso.




Leia mais:






Fonte da primeira imagem:
http://maty.galeon.com/tarragona/amfiteatre.htm

Fonte da segunda imagem:
http://www.primeroscristianos.com/noticias/san_fructuoso_papa.html

Fonte da terceira imagem:
http://www.pt.josemariaescriva.info/index.php?id_cat=1716&id_scat=1582

Fonte da quarta imagem:
http://ajubilar.arquebisbattarragona.cat/index.php?arxiu=fitxa_actes&id=511

Nenhum comentário: