domingo, 29 de junho de 2008

São Pedro e São Paulo: Igreja para todos


O Papa Bento XVI presidiu, neste domingo, a Celebração da Eucaristia na solenidade de São Pedro e São Paulo, apóstolos. A Celebração Eucarística foi na Basílica de São Pedro.

Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla, esteve presente à Celebração e foi recepcionado por Bento XVI à entrada da Basílica de São Pedro.

Num gesto de grande significação ecumênica, Bento XVI cedeu a palavra ao Patriarca Bartolomeu I para proferir a homilia. As palavras do Patriarca Ecumênico foram acolhidas com grande e efusivo aplauso. Leia mais aqui.

Durante a Celebração da Eucaristia Bento XVI impôs o Pálio a 40 arcebispos metropolitas, entre eles os brasileiros Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista (Bahia), Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel (Paraná), e o português Dom José Sanches Alves, Arcebispo de Évora (Portugal).

Mais tarde, o Papa recitou o Angelus na Basílica de São Pedro. Nesta oportunidade, Bento XVI sublinhou a universalidade do Ano Paulino: "o jubileu de São Paulo convida todos os cristãos a serem missionários do Evangelho". Leia mais aqui.

Ainda, por ocasião do Angelus, o Papa Bento XVI afirmou o local onde o apóstolo Paulo foi martirizado: Tre Fontane.

Todos, afinal, aguardam, com grande expectativa, o alegre dia da plena comunhão entre as Igrejas Católica e Ortodoxa. E que o Ano Paulino seja motivação maior à unidade dos cristãos, a uma progressiva conversão a Cristo e a seu Evangelho, bem assim a um vigor missionário.


Leia mais:





F0nte da primeira imagem:
http://pequenogigante.blogspot.com/2007/06/so-pedro.html

Fonte da segunda imagem:
http://mateus1317.blogspot.com/2008/05/pregao-do-homem-que-mudou-o-mundo.html

Nenhum comentário: