segunda-feira, 30 de junho de 2008

'A Igreja tem hierarquia pouco democrática'


O jornal O Estado de S. Paulo, página A29, publicou ontem (domingo, 29/6), entrevista de Dom Clemente José Carlos Isnard, OSB, Bispo Emérito da Diocese de Nova Friburgo (RJ), realizada por Alexandre Rodrigues (Rio de Janeiro), sob o título 'A Igreja tem hierarquia pouco democrática'. Leia a entrevista aqui.

Os pontos da entrevista giram em torno das questões postas por Dom Clemente Isnard, em seu livro Reflexões de um Bispo sobre as instituições eclesiásticas atuais.

Dom Clemente Isnard traz em defesa da ordenação das mulheres as vozes do Cardeal brasileiro Dom Aloísio Lorscheider, OFM, Arcebispo Emérito da Diocese de Aparecida (SP), falecido em 23 de dezembro de 2007, e do Cardeal italiano Dom Carlo Maria Martini, SJ, Arcebispo Emérito da Diocese de Milão (Itália), hoje morando em Jerusalém.

É interessante notar a posição do respeitável Cardeal Dom Aloísio Lorscheider quanto à eleição papal, com a qual concorda Dom Clemente Isnard: "Deve-se dissolver o Colégio Cardinalício e fazer o papa ser eleito pelos presidentes das Conferências Episcopais".

Esses temas da entrevista, delicados no seio da Igreja Católica Apóstolica Romana, sugerem madura reflexão por parte da Igreja enquanto Povo de Deus.


Leia mais:



Fonte da imagem:
http://www.paroquiasaosebastiaodoalto.com.br/bisbo.htm

Nenhum comentário: