domingo, 22 de junho de 2008

Centenário da Imigração Japonesa: 1908 - 2008


Estão sendo celebradas neste ano, tanto no Japão quanto no Brasil, as festividades do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. É a milenar cultura oriental fazendo parte no nosso dia-a-dia. Sobre a Cultura Japonesa acesse aqui.

Os japoneses, em sua pátria, eram incentivados a emigrar para o Brasil, conforme ilustra o cartaz ao lado.

O navio Kasato-Maru é o símbolo dessa Imigração. No dia 28 de abril de 1908 o navio zarpou do porto de Kobe, no Japão, e aportou em Santos (Brasil) no dia 18 de junho de 1908. A viagem durou 52 dias.

O Kasato-Maru era um navio de guerra adaptado para transporte de passageiros. Segundo a mensagem de saudação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB à Pastoral Nipo-Brasileira - PANIB pelo centenário da Imigração Japonesa, o navio trouxe 168 famílias, totalizando 779 pessoas. Para inteirar-se da saudação da CNBB, leia aqui. Outras fontes como, por exemplo, o jornal santista A Tribuna, edição de 19 de junho de 1908, e o jornal Nippo-Brasil, informam que o Kasato-Maru trouxe 781 japoneses imigrantes.

Há coisas ainda pouco conhecidas, porém muito caras a japoneses e descendentes. Uma delas é a Pastoral Nipo-Brasileira - PANIB. Foi organizada nacionalmente em 1967. Está vinculada à CNBB.

A Pastoral Nipo-Brasileira entrou de corpo inteiro no Centenário da Imigração Japonesa. Em 2006, por ocasião da XVIII Romaria da Comunidade Nipo-Brasileira ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, foi anunciada a preparação para as festividades do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

E muito mais. A XIX Romaria da Comunidade Nipo-Brasileira ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a realizar-se no dia 3 de agosto de 2008, em seguimento às comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, contará com a presença de um Bispo do Japão e outras autoridades religiosas e governamentais. A Pastoral criou uma Comissão Organizadora da Romaria a Aparecida, no Centenário da Imigração Japonesa. Leia mais aqui.

Frei Leonardo Shigeshi Matsuo, OFM Conv, 74 anos, vê a celebração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil como Ano Jubilar no sentido bíblico. É um Ano Santo, um tempo de Graça. É a libertação que se festeja. Para os imigrantes japoneses a "terra prometida" se chama Brasil. Frei Leonardo Shigeshi Matsuo chegou ao Brasil em 1963 como missionário, a pedido da Colônia Japonesa. Foi um dos fundadores da Pastoral Nipo-Brasileira - PANIB. É pároco da Paróquia Territorial e Pessoal "São Maximiliano Kolbe" (PANIB) da Diocese de Mogi das Cruzes (São Paulo, Brasil). Recomendo, e até por ser bastante instrutivo e oportuno, o artigo do Frei Leonardo Matsuo, sob o título: Centenário, o Ano Jubilar.

Se quiser conhecer mais sobre o Frei Leonardo Matsuo, e ele próprio se considera um imigrante, leia: 100 anos de imigração japonesa.

As comemorações do Centenário, no Brasil, contam com uma presença muitíssima cara a japoneses e descendentes, e porque não a todos nós brasileiros: a do princípe herdeiro do Japão Naruhito. Leia mais aqui.

Clique aqui e veja que os católicos no Japão também celebram os 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. E, como diz o texto: "a realidade da imigração que anos atrás forçou tantos japoneses a migrarem para outros países é a mesma que hoje traz gente de tantos países ao Japão".



Leia mais:





Memorial do Imigrante


Fonte da primeira imagem:
http://www.imigracaojaponesa.com.br/nossahistoria.html

Fonte da segunda imagem:
http://oglobo.globo.com/blogs/panoramanihon/default.asp?a=271&periodo=200802

Fonte da terceira imagem:
http://40anos.nikkeybrasil.com.br/ptbr/fotosBio.php?act=D

Fonte da quarta imagem:
http://www.stickypond.com/cafemonarquia/viewtopic.php?t=147&sid=1f637fa76b93df1abcce302f1af2fbd2


Fonte da quinta imagem:
http://www.catolicosnojapao.net/site/centenario.html

Nenhum comentário: