domingo, 29 de junho de 2008

Ano Paulino: adesão da Igreja Ortodoxa em Damasco



A Igreja Ortodoxa em Damasco, capital da Síria, aderiu ao Jubileu dos 2000 anos de nascimento do apóstolo Paulo, convocado pelo Papa Bento XVI.

A vida de Saulo se modifica radicalmente no caminho para Damasco. Damasco, hoje sede do Patriarcado de Antioquia, é símbolo da conversão de Saulo, agora Paulo.

O Ano Paulino, em Damasco, envolverá as comunidades cristãs - católicas, ortodoxas e protestantes - e o evento foi oficialmente proclamado ontem (28/6), sábado à tarde, pelo patriarca greco-ortodoxo do Patriarcado de Antioquia, Sua Beatitude Ignácio IV.

Às 17h30, os cristãos se reuniram na Igreja Greco-Ortodoxa de São Jorge, em Jdeide-Artouz, e saíram em peregrinação rumo ao local (situado em Kaukab), onde Saulo teve a visão de Cristo.

Nesta manhã de domingo (29/6), dia de São Pedro e São Paulo, os cristãos, em Damasco, partiram em peregrinação, que saiu da Grande Mesquita dos Ommayadi, passando pelo Patriarcado Greco-Ortodoxo, pela Igreja Latina de Santo Ananias e pela Igreja Greco-Melquita de São Paulo sobre os Muros, e terminou no Patriarcado Greco-Melquita Católico, onde foi recepcionada pelo Vigário Patriarcal, o Arcebispo Joseph Absi.

Ainda hoje, à tarde, na Igreja de São Paulo sobre os Muros, é celebrada a Divina Liturgia Pontifícia. Depois, no salão da Paróquia Greco-Ortodoxa da Santa Cruz, será inaugurada uma exposição fotográfica sobre os sítios cristãos no território da Síria. Leia mais aqui.

As comemorações do Ano Paulino estão a incentivar o sentido de unidade do cristianismo. E isso é muito bom.


Leia mais:




Fonte da imagem:
http://verdeevida.blogspot.com/2008_04_01_archive.html

Nenhum comentário: