quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dom Luiz Demétrio Valentini: Curvas da história


Sob o sugestivo título "Curvas da história", Dom Luiz Demétrio Valentini, Bispo da Diocese de Jales (SP), publicou o referido artigo na página da CNBB na internet, datado de 10 de outubro de 2008.

O artigo faz remissões a fatos que trouxeram transformações para a história recente.

Diz o articulista: "Quando as mudanças são precedidas de lentos e progressivos acúmulos positivos, a história dá passos consistentes e construtivos." Neste caso, para a Igreja, pode-se citar o pontificado de Pio XII, homem de grande visão da época em que viveu, que soube atravessar a turbulência da Segunda Guerra Mundial. Preparou o caminho para o Concílio Vaticano II, que tem sido o norte seguro para a compreensão das mudanças eclesiais.

E continua o articulista: "Quando, porém, as mudanças acontecem como fruto de acúmulos negativos, elas acabam cobrando a conta dos abusos feitos". Neste caso, pode-se citar a atual crise financeira que se iniciou nos Estados Unidos da América do Norte, em Nova Iorque, onde se situa Wall Street, centro nevrálgico do capitalismo mundial.

A atual crise financeira, cujos alicerces não foram lançados sobre a rocha, e sim sobre a areia movediça, levou a paradoxos: privatizam-se os lucros e socializam-se as despesas. Isso e muito mais pode ser lido aqui.


Leia mais:




Fonte da imagem:
http://www.diocesedejales.org.br/bispos/bispos_detalhes.asp?id=14

Nenhum comentário: