Na manhã do dia 11 de outubro de 1962, terça-feira, o Papa João XXIII inicia a sua Alocução da Solene Inauguração do Concílio Ecumênico Vaticano II com as palavras "Alegra-se a Mãe Igreja" ou, em latim, Gaudet Mater Ecclesia. Em italiano, "La Madre Chiesa si rallegra".
Por certo que por todos os quatro cantos do mundo, a alegria e o entusiasmo tomavam conta das pessoas. Uma coisa nova embebia as mentes e os corações: Esperança! Novos dias! Novos tempos!
Do querido e bom Papa, só se esperava alegria.
Cinquenta anos são passados. E muito ainda há por fazer.
Uma boa oportunidade para se fazer algo é, por exemplo, neste momento, com a XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que se realiza no Vaticano entre os dias 5 e 26 de outubro de 2008, cujo tema é "Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".
O importante por ora é ter presente este dia da inauguração do Concílio Vaticano II pelo Papa João XXIII como força motriz para renovar as alegrias, as esperanças. Não deixar esmorecer o entusiasmo.
Sobre os documentos aprovados pelo Concílio Vaticano II confira aqui.
João XXII, como outras figuras da época, marcou a juventude daquele período. Não percamos a esperança e nem nos dispersemos. A Igreja de Cristo continua, e continuemos com ela.
As palavras do bondoso Papa continuam atuais e a ressoar aos nossos ouvidos, incentivando-nos: "A Mãe Igreja se alegra"- Gaudet Mater Ecclesia.
Leia mais:
Fonte da primeira imagem:
http://www2.uol.com.br/debate/1135/cadd/cadernod04.htm
Fonte da segunda imagem:
http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/teologia/semanateologica/principal.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário