quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Papa Pio XII: 50 anos do seu falecimento


Hoje (9/10) faz 50 anos que faleceu o Papa Pio XII (1876-1958).

Eugênio Maria Giuseppe Pacelli, que mais tarde veio a ser o Papa Pio XII, nasceu em Roma no dia 2 de março de 1876. Foi ordenado presbítero (padre) no dia 2 de abril de 1899. Foi nomeado arcebispo titular da sede de Sardi (Anatolia), no período em que se desenrolava a Primeira Guerra Mundial. Em 16 de dezembro de 1929 foi nomeado Cardeal pelo Papa Pio XI.

No dia 10 de fevereiro de 1939 falecia o Papa Pio XI. E, em 1° de março de 1939, o Conclave elegia o Cardeal Eugênio Pacelli para Papa, que escolhe o nome de Pio XII.

O Pontificado de Pio XII foi um dos mais longos da história: 19 anos, de 1939 a 1958.

Pio XII veio falecer no dia 9 de outubro de 1958, em Castel Gandolfo.

Eugênio Pacelli conviveu com a Primeira Guerra Mundial e com a Segunda Guerra Mundial. Experimentado, foi, com certeza, o Papa certo para a condução da Igreja nesse período doloroso da humanidade. E a preparou para o Concílio Vaticano II.

Pio XII ficou famoso por suas radiomensagens.

Foi um Papa que tratava de todos os temas. Além das radiomensagens, Pio XII escreveu muitas encíclicas.

Neste qüinquaségimo ano da morte de Pio XII, em setembro último, ocorreu, em Roma, o Simpósio Internacional sobre o Pontificado de Pio XII, a cargo da Fundação "Pave the Way" (Pave the Way Foundation), sediada em Nova York.

Bento XVI celebrou hoje, pela manhã, a Eucaristia, na Basílica de São Pedro, pelo 50° aniversário do falecimento do Papa Pio XII. Na sua homilia, Bento XVI concluiu: "Caros irmãos e irmãs, enquanto rezamos para que prossiga felizmente, a causa de beatificação do Servo de Deus Pio XII, é belo recordar que a santidade foi seu ideal, um ideal que não deixou de propor a todos." Leia mais aqui.



Leia mais:






Fonte da primeira imagem:
http://ecclesiaedei.blogspot.com/2007/10/igreja-catlia-e-o-holocausto.html

Fonte da segunda imagem:
http://www.ptwf.org/Projects/Education/Pope%20Pius%20XII.htm

Nenhum comentário: