quinta-feira, 28 de junho de 2007

Ano Paulino: 28/6/2008 a 29/6/2009

Bento XVI convocou nesta data (28/6), em Roma, um ano jubilar dedicado a São Paulo, o apóstolo das gentes, que vai de 28 de junho de 2008 a 29 de junho de 2009.

A convocação do Ano Paulino aconteceu na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, na celebração das primeiras vésperas da solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, patronos da cidade de Roma.

Roma, onde se conserva sob o altar da referida Basílica o sarcófago com os restos mortais de São Paulo (conforme a tradição e parecer de especialistas), será o local privilegiado para a celebração do Ano Paulino: série de celebrações litúrgicas, culturais e ecumênicas, iniciativas pastorais e sociais, inspiradas na espiritualidade do apóstolo. E peregrinações para visita ao túmulo de São Paulo, em Roma.

O Papa enfatiza também a "dimensão ecumênica" do evento, posto que o apóstolo comprometeu-se em levar a Boa Nova a todos os povos e batalhou pela unidade e concórdia de todos os seguidores de Cristo.

Nas dioceses, paróquias e todos os lugares que levem o nome do apóstolo Paulo ou nele e no seu ensinamento se inspirem poderão realizar atividades análogas as de Roma.

Parece-me que paróquias etc., mesmo que não levem o nome do apóstolo, não estão impedidas de fazer semelhantes realizações, uma vez que, em verdade, os cristãos não deixam de se inspirar na figura e no ensinamento de São Paulo.

Segundo o padre Edmund Power, osb, abade da Abadia de São Paulo Fora dos Muros, o Ano Paulino "constitui um acontecimento 'espiritual' para todo o cristianismo". Leia mais aqui.

O Ano Paulino tem uma dimensão tal que ultrapassa os muros do catolicismo romano.

Leia também:

Nenhum comentário: