terça-feira, 25 de novembro de 2008

Os Mártires de Nagasaki: prisioneiros de Cristo



A Igreja acima, denominada Igreja Oura, foi construída em 1864 ou 1865, em homenagem aos 26 mártires de Nagasaki, onde fica. É o templo católico mais antigo do Japão.

Mártires e martírio fazem parte da história do cristianismo. São expressões familiares desde o seu alvorecer.

No Centenário da Imigração Japonesa, o lado religioso, que faz parte do mesmo evento, tem sido destacado pela Pastoral Nipo-Brasileira - PANIB.


A PANIB realizou, em comemoração ao Centenário da Imigração, a peregrinação ao Japão, entre os dias 27 de março e 10 de abril de 2008. Nagasaki esteve no centro dessa peregrinação. Marcando o fim das romarias alusivas ao Centenário da Imigração Japonesa, a PANIB promoveu, entre os dias 22 e 23 de novembro de 2008, a Romaria à Igreja do "Cristo Rei dos 26 Mártires do Japão", no bairro Gonzaga (zona rural), no município de Promissão, Estado de São Paulo. O Jornal Nippo-Brasil, edição n° 489, de 19 a 25 de novembro de 2008 (página 4A), noticia, sob o título Panib: missa e romaria em Promissão marcam fim do centenário, que "A Igreja Cristo Rei dos 26 Mártires foi escolhida a dedo para finalizar as romarias do centenário da imigração. Ela foi construída por imigrantes japoneses a partir de 1935, graças aos esforços dos padres Emílio Kircher e Agostinho Utsch. A inauguração ocorreu em 15 de agosto de 1938, com missa celebrada pelo monsenhor Domingos Nakamura".

É a história dos cristãos, que, no Japão, deita raízes lá pelo século XVI, quando em 1549 o missionário jesuíta São Francisco Xavier (1506-1552) se dirigiu para as terras japonesas. Seu trabalho de evangelização, no Japão, foi de 1549 a 1551.

Essa história foi cheia de reveses. Não obstante a receptividade do povo à mensagem do cristianismo, este nem sempre foi bem aceito ou compreendido pelas autoridades. Hoje, porém, pela Constituição Japonesa de 1946 é assegurada a liberdade de religião.

Pois bem, uma perseguição a cristãos ocorreu em 1597. Cristãos foram aprisionados em Kyoto e em Osaka. Paulo Miki foi preso em Osaka, onde se encontrava. Todos os capturados foram mantidos em prisão em Kyoto, então capital imperial do Japão. Foram-lhes cortadas as orelhas e levados, com humilhação, para Nagasaki. Em Nagasaki, no dia 5 de fevereiro de 1597, o prisioneiro Paulo Miki foi crucificado juntamente com os outros: dois jesuítas, seis franciscanos espanhóis e dezessete leigos. Entre os leigos, dois adolescentes de onze e treze anos.

Paulo Miki era filho de militar, originário de uma família Samurai da Província de Harima. Foi catequista, ingressou na Companhia de Jesus, ordenando-se presbítero (padre), e tornou-se famoso pregador.

O fato é conhecido como Os 26 mártires de Nagasaki ou Os 26 mártires do Japão.

E a Igreja celebra a memória desses 26 mártires sob o título São Paulo Miki, e seus companheiros, mártires, no dia 6 de fevereiro.

É oportuno recordar o testemunho desses santos mártires da cidade de Nagasaki, no Japão. Memória essa importante para fortalecer na fé imigrantes, descendentes e todos os cristãos. Diga-se: estavam determinados, unidos, alegres, cantando felizes, como faziam os primeiros cristãos.

A ordem do Ressuscitado - "Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19) - tem seu preço. Mas tem sua recompensa: "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28, 19).

Como dizia Bento XVI na Jornada Mundial da Juventude, em Sidney (JMJ-2008): "No dia do Batismo, Deus introduziu-nos na sua santidade (cf. 2 Ped 1,4) . Adotados como filhos e filhas do Pai, fostes incorporados em Cristo". E mais precisamente para aqueles confirmados em Sidney: "Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós (Act, 1,8)."

É a partir dessas colocações evangélicas - penso - pode-se compreender a determinação desses 26 cristãos, em testemunhar Cristo e seu Evangelho, com a própria vida dada em martírio. No local da crucificação (foram 26 cruzes) foi erigido, em memória, o monumento abaixo.



Leia mais:





Fonte da primeira imagem:
http://madeinjapan.uol.com.br/2007/05/09/japao-de-todos-os-santos/

Fonte da segunda imagem:
http://www.promissao.sp.gov.br/

Fonte da terceira imagem:
http://www.ewtn.com/spanish/Saints/Pablo_Miki.htm

Fonte da quarta imagem:
http://www.geocities.com/petitpinscher2000/os_martires_japoneses.html

3 comentários:

Daniel Ferrari disse...

Olá, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina. Estou realizando um trabalho final de graduação sobre esta Igreja do Bairro do Gonzaga, e toda informação é muito útil e bem vinda. Se tiver mais informações por favor entre em contato comigo. Daniel Ferrari, nascido em Promissão. (dcanferrari@gmail.com

Daniel Ferrari disse...

Olá, meu nome é Daniel Ferrari, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Londrina (PR) e estou realizando meu trabalho de conclusão de curso sobre a Igreja Cristo Rei dos 26 Mártires (localizada no Bairro do Gonzaga, primeira igreja católica construída por imigrantes japoneses, em Promissão - SP). Gostaria de saber se vocês contém mais alguma informação sobre esta Igreja, ou sobre a imigração em Promissão. Qualquer informação é bem útil - nome de livros, dados, arquivos de jornais ou revistas, fotos, cartografias, mapas, etc. Agradeço desde já.


Att, Daniel Ferrari

Guedes disse...

Sr. Daniel Ferrari, agradecendo-lhe, cumprimento-o pelos dois comentários.

Sugiro contatar diretamente a PANIB - Pastoral Nipo-Brasileira: panib.org.br

A PANIB está localizada em São Paulo, capital, na Rua Pires da Mota, 1173, bairro Aclimação, CEP 01529-001, tel (11) 3277-5866, fax (11) 3208-2554.

Abraço,
Guedes.