sexta-feira, 11 de abril de 2008

Ainda Emaús: Ano Catequético - 2009

É com os olhos em Emaús (Lc 24, 13-35) que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB está convocando a Igreja no Brasil para o Ano Catequético a ser celebrado em 2009, comemorando os cinqüenta anos do primeiro Ano Catequético (1959).

Segundo a CNBB, "O Ano Catequético terá sua culminância com a 3ª Semana Brasileira de Catequese que se realizará de 7 a 11 de outubro de 2009 em Itaici - Indaiatuba (SP). O tema desta Semana é "Catequese, caminho para o discipulado" e o lema: "Nosso Coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão". (cf. Lc 24,13-35).

O Ano Catequético não pretende ser um fato isolado. Integra um contexto maior formado pelo Documento da Conferência de Aparecida e pelas novas Diretrizes Evangelizadoras da Igreja no Brasil, recentemente aprovadas pelos Bispos reunidos em Itaici, Indaiatuba (SP), e outras mais ações eclesiais.

A passagem "Os Discípulos de Emaús" é o eixo do conteúdo bíblico do Ano Catequético.

Vale ler, apreendendo a mensagem, o evangelista São Lucas, capítulo 24, versículos 13 a 35.


Leia mais:





Fonte das imagens:
http://www.capuchinhos.org/porciuncula/encontro_biblia/emaus.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

Em pesquisa sobre o Ano catequético gostaria de informações, pque estou começando caminhar. Participei no final de Semana na Cidade de Cáceres, e foi discutido muito como sermos os disdcípulos da nossa igreja.
Preciso muito de Ajuda para eu começar a destrinchar juntamente com a comunidade.
se tiver dicas por favor entra em contato no email. Desde já agradeço Mª Euzenete Guedes de Oliveira Taques.

Guedes disse...

Jesus era um apaixonado pelo Reino do Pai. E isso, por suas ações coerentes com essa paixão, o levou à morte. Na expressão do Documento de Aparecida, "O discípulo é alguém apaixonado por Cristo, a quem reconhece como o mestre que o conduz e acompanha" (n. 277). Eis aí uma definição eclesial de discípulo de Jesus, o Senhor. Nesse sentido, Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. O Documento de Aparecida menciona os aspectos de formação de discípulos missionários (n. 278). A grande alavanca para ser cristão está na formação contínua: bíblica e litúrgica, teológica e patrística, e assim por diante. Observe que a Eucaristia (Missa) coloca o cristão em estado de missionariedade, isto é, de proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo, quando se diz, ao final, IDE... Ou seja, a partir daí, a liturgia celebrada passa a ser liturgia vivida. Se interessar, poderei, com prazer, fazer alguma indicação bibliográfica.

Obrigado pela visita!

Abraço,
Guedes.